António Queiroz Pinto vence prémio de inovação no Chefe Cozinheiro do Ano 2019
chefe António Queiroz Pinto, natural de Baião, foi o vencedor do Prémio Helmut Ziebell no concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2019.
O chef de Baião conquistou o Prémio Helmut Ziebell com a sua sobremesa de “Fatia do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pêra Bêbada”.
O chef do Restaurante de Tormes, localizado na Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz (Baião) foi galardoado com o prémio que destaca o prato mais inovador do concurso, sendo que o baionense venceu com a sobremesa “Fatia do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pêra Bêbada”.
O júri do concurso referiu que António Queiroz Pinto demonstrou a capacidade de “transformar um doce de romaria e de feira, numa sobremesa que poderia ser servida em qualquer restaurante de luxo do mundo, devido à sua perfeita harmonização com o queijo de cabra e a pêra”.
Este prémio é entregue desde que o Chefe Cozinheiro do Ano foi lançado, em 1990. A final da 30.ª edição da competição disputou-se esta quarta-feira, dia 27 de novembro, na Alfândega do Porto. O vencedor foi Ricardo Luz, do Restaurante Bon Bon.
Recorde-se que, a 30 de abril deste ano, António Queiróz Pinto venceu a etapa Norte e Centro do concurso, garantido assim a presença na final.